Iron-Man é um exemplo de Action Figure e a Viúva Negra é um exemplo de Figure.

       Não confundir Action Figure com Figure, os nomes são bem parecidos, mas a coincidência para por aí, há enormes diferenças visíveis.

        Action Figure ou PVC Action Figure (figura de ação ou comandos em ação) eram tradicionalmente figuras de personagens de filmes, revistas em quadrinhos e jogos fabricados em plástico, um tipo de brinquedo o qual era direcionado mais aos meninos. Normalmente possuem vários pontos articulados para permitir a movimentação e a brincadeira.

        O termo action-figure ou figura de ação foi usado primeiramente pela Hasbro em 1964, ao introduzir sua linha G.I. Joe os quais possuíam altura em torno de 29,21 cm e tinham o diferencial de poder trocar roupas e acessórios. No Brasil esse gênero foi licenciado pela Estrela e ficou conhecido como Comandos em Ação.

Exemplo do Action-Figure do Iron-man

Exemplo de Action Figure colecionável (imagem disponibilizada pela Blizzard).

       

        Atualmente a indústria dos Jogos e Animes invadiu o mundo dos Action Figure os quais agora não mais são vistos apenas como brinquedo, e sim como item de coleção, assim muitos deles perderam as articulações.

        A qualidade é bastante inferior chegando, dependo do fabricante, a ter qualidade tão duvidosa quanto a dos gashapons. São feitos normalmente de forma pouco trabalhada, em grandíssima escala para a distribuição no mercado.

        Como exemplo da baixa qualidade posso citar esse fabricado pela Blizzard, o qual apresenta muitos problemas, eu possuo a Blood Elf Valeera Sanguinar da coleção Word of Warcraft a qual tem muitos problemas principalmente para ficar de pé, ela já caiu diversas vezes na última queda a espada a qual ela segura quebrou :( , depois de um tempo notei que ela estava envergando para frente e hoje não consegue mais ficar de pé de maneira alguma – Então, mesmo sendo Action Figures de melhor qualidade a categoria para mim ainda deixa muito a desejar.

Figure ou PVC Figure.

 

 

        Figures ou PVC Figure possuem um processo de fabricação muito mais detalhado, apresentam um molde esculpido por um escultor especialista, sendo a peça fabricada a partir desse modelo em 3D, ao invés de ser baseado nos modelos 2D, como a maioria dos Action Figures. Diferencial o qual lhe confere mais detalhes e uma melhor qualidade na pintura e na proporção de partes do corpo.

        Outro grande diferencial, que deve ser levado em conta é o preço de cada uma das peças, enquanto um Action Figure varia entre $ 12,00 e $ 30,00 dólares, uma Figure ,como a mostrada ao lado, não sai por menos que $ 70,00 dólares.

Comment