Gashapon são os típicos brinquedos de cápsula caracteristicamente japoneses. A palavra provem de duas onomatopéias em japonês: gacha – giro da alavanca; e pon – o som do brinquedo ao cair. Os brinquedos vêm dentro de pequenas cápsulas às quais muitas vezes também são detalhadas e coloridas. O termo Gashapon pode ser usado tanto para designar a máquina de gashapons, quanto os próprios brinquedos.

        As máquinas de Gashapons são similares as máquinas que vendem chiclete, presentes em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. Onde se coloca uma moeda, gira-se uma alavanca e um chiclete é entregue. Assim como os chicletes que usualmente compramos, gashapons também custam pouco, variando entre Y$ 100 e 500 ienes (o equivalente a entre R$ 1,61 a 8,04 reais).

        O baixo preço se dá devido à baixa qualidade do produto, o que não impede a existência de muitos fãs de gashapon, os quais são geralmente feitos a partir de um molde feito em PVC que contém mais detalhes e uma pintura melhor. Mas há gashapons os quais os preços não são tão módicos. Esses são considerados peças raras de colecionador as quais podem atingir alto preço em leilões, como os realizados no Ebay, ou mesmo em lojas especializadas, existem até caixas especiais para os colecionadores guardarem seus gashapons.

        O brinquedo presente dentro da cápsula varia consideravelmente, pode ser um robô, um monstro, um personagem de um mangá, anime ou jogo famoso – ou não tão famoso -, hoje em dia até gashapons para maiores de idade já existe, onde os bonequinhos estão em posições um “pouco indecentes” ou de “roupa intima”.

        Nas lojas especializadas encontradas no Japão, e mais predominantemente em Akihabara – The Holy Land – eles podem ser encontrados a venda em forma de pacote, a coleção inteira, por um preço unitário um pouco mais caro que a ficha normal, mas com a garantia de ter toda a coleção sem ter que arriscar a sorte.

        No Oriente gashapon virou moda entre os Otakus por volta dos anos 90. Desde 2005 eles começaram a ser importados para o Brasil por preços bastante acessíveis. Infelizmente, eles são encontrados somente em lojas especializadas, no bairro da Liberdade, em São Paulo, ou em eventos de anime, como o Anime Friends e outros.

1 Comment