Criado em 1989, Shadowrun  era inicialmente apenas mas um sistema de RPG de mesa, mas agora é um universo que compreende livros, videogames e boardgames. Shadowrun busca unir as pessoas que gostam do tema Fantasia com aquelas que gostam do tema Cyberpunk. Acredito em uma tentativa de unir todo tipo de gente na mesma mesa, eu sempre acho que quando tentamos agradar a todo mundo terminamos fracassando, mas este não foi o caso de Shadorun, que desde sua concepção permanece entre as mais populares franquias de RPG do mercado.

Personagem da classe Shaman, ilustração por TOMASZ CHISTOWSKI. #ShadowRun #DeliDaPersy

        A historia começa no ano de 2050,  quando se encerra um ciclo do calendário mesoamericano,  surgem varias formas de seres antes mitológicos (dragões, elfos, orcs etc.) os quais voltam a nascer ou surgem novamente. A mágica volta ao mundo com todo o seu poder que antes só existiam em lendas. Por se passa no futuro a tecnologia também é muito desenvolvida, e por usar o tema Cyberpunk as megacorporacões controlam boa parte do mundo, muitas vezes quando alguém decide trabalhar para elas você está ligado a elas por toda a vida, sendo imune a qualquer jurisdição ou lei existente dentro de suas terras. As edições atuais do RPG já estão no ano 2078.
Muitas pessoas não vêem escolha a não ser vender suas vidas as Megacorps. Mas existem alguns que possuem a habilidade, coragem e audácia de serem independentes, seja de governos, corporações ou qualquer entidade, e vivem nas áreas “escuras” em um mundo que não gosta deles. Eles podem sobreviver como foras da lei, pois são tolerados  por serem ainda muito úteis, e são chamados de Shadorunners.
        Os Shadowrunners  são indivíduos que vivem na parte mais obscura do mundo, sendo pagos para fazer o trabalho sujo de alguém ou trabalhos que ninguém mais consegue fazer. Sendo um Shadowrunner espere muitos tiros, raios mágicos, execução de comandos na Matrix (termo para Internet e realidade virtual) e até mesmo muitos Drones ao seu comando.

Art por Alexander Chelyshev. #ShadowRun #DeliDaPersy

Comment