Mombasa é a belíssima cidade queniana, capital da província da Costa. Mas é ainda o nome de um excelente jogo criado por Alexander Pfister.

Em Mombasa, os jogadores devem adquirir ações de empresas situadas nas cidades de Cape Town, Saint-Louis, Cairo e, é claro! Mombasa. Devem ainda propagar postos comerciais destas empresas pelo continente africano. No final ganha o jogador que obtiver mais dinheiro, seja em moedas ou pontos nas empresas, diamantes ou escriturário.

Mombasa conta com um sistema único de deckbuilding onde a mão é modificada a cada turno. A cada rodada os jogadores escolhem suas diferentes ações com base nas cartas de sua mão, e então revelam simultaneamente as cartas escolhidas para em seguida executarem as diferentes ações. Estas cartas vão então para diferentes pilhas de descarte e cartas descartadas anteriormente formam cartas para o próximo turno.

Cada empresa possui duas formas distintas de operar, então os jogadores tem uma grande variedade de escolhas que variam sempre a cada partida.

É um jogo tenso no estilo Euro de boardgames, no jogo os jogadores devem trocar bens produzidos na plantação, adquirir ações das companhias e ganhar o máximo de dinheiro possível. O jogo se passa no continente africano no século 18, e é um jogo excelente apesar da horrível escolha de tema, realmente a pior possível acredito. As empresas devem expandir seus postos comerciais através do continente africano e explorar os recursos locais ou adquirir uma maior participação no mercado. 

Todos os jogadores começam com uma quantidade igual de dinheiro e cartas de bens, com uma variedade de caminhos para vitória.

Seguindo o tema em Mombasa todos os jogadores são investidores de uma das 4 empresas diferentes que atuam no continente Africano, e assim ganhar grandes fortunas. O que você conta para a vitoria é dinheiro, que pode estar presente de várias formas (diamantes, ações, bens etc) o dinheiro é adquirido na troca de bens e exploração de recursos, os jogadores irão negociar diamantes, expandir as empresas, e até mesmo realizar ações de contabilidade da empresa para aumentar os lucros. 

O jogo segue 8 turnos onde os jogadores realizam diversas ações, uma de cada vez, até que todos os jogadores não tenham mais ações disponíveis ou desejam terminar a rodada, ao final da 8 rodada dinheiro é contabilizado. Durante cada rodada as cartas que cada jogador ira utilizar são escolhidas individualmente e simultaneamente, sendo então reveladas ao mesmo tempo. A maior parte das ações é realizada com cartas mais ainda existem algumas ações adicionais (que variam de acordo com as trilhas de empresas escolhidas), estas ações envolvem a alocação de trabalhadores representados por pequenos discos com a cor de cada jogador.

Achei um jogo muito bom, na verdade um dos melhores do género que já joguei. 

Como pontos positivos podemos destacar:

 Partida com 3 jogadores

Partida com 3 jogadores

  • Múltiplas maneiras de vencer, com a possibilidade de um jogador mudar completamente sua estratégia no meio do jogo e ainda vencer. Nas partidas que joguei já encontrei jogadores vencendo de varias maneiras diferentes, diamantes, compra de ações, torra de café, adquirindo ações, ou mesmo um pouco de cada coisa.
  • Não depende da sorte, mas cada partida é sempre diferente. Em Mombasa não há sorte, não há rolagem de dados ou sorteio de cartas, eventos aleatórios ou mesmo poderes diferentes para cada jogador. Não tenho nada contra um jogo de sorte, mas em um jogo com grande ênfase na tomada de decisões, estratégia, táticas e planejamento a ausência de sorte é algo MUITO MUITO bom, e garante que o jogador com o melhor plano vença.
  • Mombasa possui uma mecânica nova de escolha de ações que se integra bem com todas as outras mecânicas do jogo. Nessa mecânica os jogadores tem que pensar não apenas nas ações deste turno, mas em montar pilhas de cartas com a melhor combinação para ações futuras.
  • Com um conjunto novo de cartas a cada rodada, pouco dinheiro no começo, e apenas dois trabalhadores para alocar inicialmente, você nunca pode fazer tudo o que queria em uma rodada e há sempre uma boa escolha disponível para você quando chega a sua vez.
  • Mão é um jogo onde 

Como pontos negativos destacamos:

  • TEMA! O Tema, como já foi comentado, envolve explorar o continente africano e os seus habitantes, para um jogo de simulação econômica acredito que a escolha não poderia ter sido pior.
  • Quase não há interação com os demais jogadores, a exceção de bloquear talvez alguma ação que outro jogador quisesse realizar, não há nenhum modo de interagir com outros jogadores, mas isso é algo que afeta praticamente qualquer jogo do tipo euro e que inclusive é tido com vantagem para alguns.

Mombasa não é um jogo para relaxar, ganhar pontos facilmente e ficar batendo papo com os amigos. É um jogo que requer planejamento, tomada de decisão e um pouco de matemática, e não é indicado para jogadores iniciantes.

 Não ganhou a nota de Premium apenas pela escolha do tema

Não ganhou a nota de Premium apenas pela escolha do tema

Comment