Capa da Primeira Edição

A série da Fundação é uma série de livros publicados entre os anos de 1942 e 1950 e conta a queda do Império Galáctico e subsequente ascensão de um novo tipo de Império, dominado pela ciência.

Escrita por Isaac Asimov a séries foi composta originalmente por 3 Livros - esses são os melhores -, Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação) trinta anos depois mais livros foram adicionados que contam partes extras da historia, mas nada tão bom como a trilogia original.

A premissa da trilogia da fundação conta que o matemático Hari Seldon desenvolve um novo ramo da matemática chamado de psicohistória, um conjunto de formulas matemáticas capaz de prever com precisão imensa o destino de um grupo de indivíduos e por consequência o futuro da humanidade. Utilizando estas leis Seldon prevê que o Império Galáctico que já dura mais de miil anos ira ruir em breve, levando a uma idade das trevas que levará 30 mil anos para se extinguir quando só então um novo Império surgiria. Junto com sua equipe Seldon realiza um plano para limitar este interregno em apenas mil anos, reduzindo assim o tempo que a humanidade iria sofrer com guerras e atraso intelectual.

Para garantir seus planos Seldon cria então uma Fundação de talentosos artistas e engenheiros para o extremo norte da galáxia, com a pretensão de preservar e acumular todo o conhecimento da humanidade até aquele momento, já que muito se perderá na Era de Trevas que seguirá à queda do Império. Mas o plano de Seldon contém ainda um segredo, esta Fundação será a base para a formação de um novo Império, levando então, segundo seus cálculos, a criação do primeiro Império criado, organizado e mantido com base na ciência e na razão. Deu-se a isto o nome Plano Seldon. São livros perfeitos!

Quando eu estudava economia, sempre admirei o trabalho de Paul Krugman. Nobel de Economia (2008) Seu livro International Economics: Theory and Policy é um livro-texto básico para o estudo da economia internacional. Então ao me deparar com o livro na biblioteca, me deparei com a seguinte citação na contracapa:

“Há uma serie muito antiga de Isaac Asimov - os romances da Fundação - na qual cientistas sociais entendem a verdadeira dinâmica da civilização e a salvam. Isso é o que eu queria ser. E isso não existe, mas a economia é o mais próximo que se pode chegar. Então, como eu era um adolescente, embarquei nessa”  Paul Krugman

Box da edição brasileira

Talvez eu deva começar dizendo que a Fundação não éum livro inteiramente de Ficção Cientifica pura. É claro que se passa em um futuro muito, muito distante, existem viagens interestelar e as pessoas possuem reatores nucleares dentro de seus cintos, mas esses detalhes não passam de pano de fundo para a verdadeira historia. A verdadeira historia é sobre a sociedade e historia humanas. Nos livros a capital do Império Galáctico, Trantor, é o centro politico da galáxia mas um planeta totalmente dependente da ajuda externa, Trantor não sobrevive sem que milhares de toneladas de materiais e comidas sejam nele depositadas diariamente e, por conseguinte é inteiramente dependente dos demais mundos do Império, o que no final será sua ruína, assim como foi o império romano.

Não se engane, este não é um livro que conta a historia de um pequeno grupo de pessoas, em um determinado período de tempo, tendo uma aventura, é um ópera espacial, e o escopo da historia é gigantesco, não há espaço para indivíduos específicos, mesmo que a historia siga um de tempos em tempos. Todos os personagens, são cientistas, políticos; são poderosos e têm sempre um propósito, são únicos e possuem aspirações, desejos e vontades, mas nenhum deles tem a chance de se desenvolver. Este não é o propósito da historia. A ideia aqui é mostrar o desenvolvimento de um nação, um império, no decorrer de muitos séculos. 

É um conjunto de livros visionários, e com tantos prêmios que eu nem consegui contar, claramente definindo para sempre o género da ficção cientifica, mesmo que tenha sido muito mais do que isso. 

 Nota 5, talvez descesse para 3 se eu considerasse todos os livros, mas estamos falando apenas dos três principais aqui.

Nota 5, talvez descesse para 3 se eu considerasse todos os livros, mas estamos falando apenas dos três principais aqui.

Comment